Blogue sobre vários resíduos como pilhas, vidro, papel e plástico; Referências aos ciclos de vida, reciclagem, vantagens e perigosidade!

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Plástico Biodegradável...

Os plásticos normais podem demorar dezenas de anos a decompor-se totalmente, mas os plásticos biodegradáveis têm um catalisador que acelera a sua degradação. Este catalisador é activado a temperaturas de cerca de 40ºC (temperaturas verificadas em aterros sanitários).
Da mesma forma que os plásticos normais podem ser reciclados, os biodegradáveis também. Podem ser produzidos sem grande alteração da maquinaria utilizada para produzir plástico normal e sem necessitar de pessoal altamente especializado.
Os produtos resultantes da sua degradação são a água e dióxido de carbono, para além de substâncias que servem de alimento que pode ser consumido por microorganismos (daí a designação biodegradavel) por isso, não representam qualquer ameaça ao ambiente.
Existem outros plásticos biodegradáveis em que a sua decomposição é activada pela água, o que pode ser desencadeado precocemente, com a água das chuvas ou com a humidade presente no ar. Por esta razão estes não são muito utilizados.
No entanto há quem tenha a opinião de que estes plásticos designados biodegradáveis só vão piorar o estado do ambiente, pois as pessoas ao saberem que é biodegradável vão ter a tendência para não se preocuparem 'tanto' com o ambiente (quem realmente se preocupa), e deitarem esses plásticos, para o chão. Estes plásticos (mesmo sendo biodegradáveis) podem demorar anos a decompor-se.
No Brasil já existem garrafas de plástico PET que se decompõe em apenas 45 dias. O que acontece neste caso é transformar garrafas de plástico PET em polímeros não prejudiciais ao ambiente.

1 comentário:

Anónimo disse...

Os plásticos biodegradáveis, independente do que se diga temos aqui uma grande melhoria na área ambiental. parabéns pelos textos já que tem uma utilidade muito importante, e tem uma informação muito útil.